sábado, 20 de setembro de 2014

Estou apoiando a criação desse parque!





Hoje acessei um site muito legal e que propõe transformar parte da Praia do Sahy, em Mangaratiba, num parque arqueológico. Sua finalidade é preservar as ruínas históricas encontradas no local:


“O que se busca é resgatar um dos acervos históricos e culturais da mais alta importância para este Município e para o próprio país, já que guarda em si fontes arqueológicas vivas, que percorrem boa parte da história da colonização do país, do reinado e do Império, em particular as tristes passagens do último período da diáspora africana (…) A restauração das ruínas e a constituição de um parque nacional representam um primeiro e importante passo para resgate dessa história e a construção da consciência contra o racismo e a discriminação. A Praia do Sahy se localiza na Baia de Sepetiba, justamente à frente da Ponta da Marambaia, conhecido local de “engorda” de africanos, que conta até hoje com população remanescente. Embora existam indícios de sua utilização no período anterior ao Ciclo do Café foi nesta época que o complexo se notabilizou como local de leilão de africanos escravizados. Inclusive no período pós proibição do tráfego os leilões teriam continuado, tendo sido construída uma rota alternativa para envio dos cativos a certo trecho da Estrada Imperial que ligava Mangaratiba ao Vale do Rio Paraíba e às fazendas de café.” (publicado por Bruno Linhares, dia 06/07/2008, em http://parquesahy.wordpress.com/2008/07/06/porque-e-essencial-a-criacao-do-parque-arqueologico-do-sahy/ )

Achei a ideia muito boa! Embora não pareça, sou afrodescendente. Minha mãe, nascida no extinto município de São João Marcos (hoje parte de Rio Claro), é bisneta de escravos. Isto significa que meus ancestrais podem ter passado por essa rota.

Não desejo que o lugar seja totalmente devastado pela especulação imobiliária e nem pela ação de vândalos. Um povo que não conhece a sua história é um povo sem memória. Mais do que nunca é preciso que as autoridades se sensibilizem quanto a essa nobre causa da sociedade civil de Mangaratiba.





OBS: Fotos da página Pela criação do Parque Arqueológico do Sahy.

Um comentário: