sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Atenção com o câncer relacionado ao HPV!




Que tal cuidarmos um pouquinho da nossa saúde?!

Pesquisas do nosso Instituto Nacional do Câncer e do Centro de Oncologia do Hospital Johns Hopkins, EUA, têm demonstrado o aumento no número de casos de carcinoma espinocelular (CEC) na cavidade oral e região orofaríngea, isto é, entre a parte de trás da boca até o começo da laringe, relacionados ao papilomavírus humano (HPV). Esses tipos de câncer estão entre os dez mais comuns no Brasil.

Há vários tipos de HPV, como 6, 11, 16 e 18. Tais vírus são os que mais infectam a pele e as mucosas das pessoas, principalmente nas áreas genitais e na boca. A maioria provoca doenças benignas, como verrugas e condilomas, mas alguns estão ligados ao câncer de colo de útero, vulva, ânus e pênis. Já o HPV-16 está relacionado ao CEC de orofaringe. cuja incidência tem sido mais comum entre homens de 60 a 70 anos com alguma predisposição genética para adquirir a patologia.

Além disso, segundo a médica cirurgiã de São Paulo, Dra. Lana L. S. Okada, existem alguns fatores de risco para o surgimento de câncer na cavidade oral como o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas, higiene bucal inadequada, má alimentação, deficiências nutricionais e infecção pelo HPV transmitido pela via sexual.

Umas das recomendações para evitar esse tipo de problema é se prevenir quanto aos fatores de risco e ir regularmente ao médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário